Pular para o conteúdo principal

7 palavras que muitos falam e ou escrevem errado (2)

Imagem: Pixabay.

Daremos, hoje, continuidade à primeira postagem da série 7 palavras que muitos falam e ou escrevem errado. Segue então mais uma lista com 7 palavras que muitas pessoas erram ao escrevê-las/pronunciá-las.

1) "Cabelereiro" (forma errada). Profissional que corta e arruma cabelos é cabeleireiro. Depois da consoante l, vem o ditongo ei. Se você escrever ou falar "cabelereiro", vai deixar muita gente de cabelo em pé. Haha!

2) Esmagrecer (forma corriqueira). Embora tal palavra não seja incorreta, prefira emagrecer. Outros dois termos também corretos para "tornar(-se) mais magro" são emagrar e emagrentar, apesar do raro uso deles. Acredito, caro internauta, que, agora, o seu vocabulário aumentou uns quilinhos, hein!? (Risos!)

3) "Enxorrada" (forma errada). Torrente de águas de chuva é enxurrada (com u). Falar "enxorrada" vai fazê-lo(a) receber uma enxurrada de correções. Hehe!

4) Emburacado. Na verdade, tal palavra não é errada. O problema é que geralmente ela é aplicada no momento errado (emburacar significa meter[-se] em buraco; e esburacar, abrir buracos). Por exemplo, uma pessoa que, por acidente, caiu em um buraco, se emburacou. Já uma rua cuja chuva forte abriu vários buracos, dizemos que é uma rua esburacada.

5) "Poblema", "pobrema" (ambas as formas erradas). Problema é a forma correta para dificuldade ou questão que exige esforço para ser solucionada. E talvez seja esse o seu problema: pronunciar/falar problema. O que você mais quer é falar sem nenhum tropeço essa palavra, não é mesmo? Vamos lá: fale pro, depois ble e, por último, ma; assim: pro - ble - ma. Conseguiu? Bacana. Nunca mais fale ou escreva "poblema" e "pobrema". Esta última palavra é pobre até no nome (risos!).

6) "Siclano" (forma errada). A pessoa indeterminada que se nomeia em segundo lugar é sicrano (com r); em primeiro lugar, fulano; e em terceiro lugar, beltrano. Apesar de não ser pecado imperdoável falar ou escrever "siclano", evite-o, por amor à Língua Portuguesa!

7) Tóxico. Muita gente escreve corretamente essa palavra, entretanto erra ao pronunciá-la. O x na palavra não tem som de ch, como se a pronúncia correta fosse "tóchico", mas de cs, sendo tócsico a pronúncia exata. Não deixe que seu vocabulário seja intoxicado pelo vício de linguagem, já que tudo que envenena é tóxico (cs).

Valeu, pessoal! Volto a qualquer momento com mais uma postagem dessa série.

Comentários

Postar um comentário