Pular para o conteúdo principal

7 palavras que muitos falam e ou escrevem errado (2)

Imagem: Pixabay.

Daremos, hoje, continuidade à primeira postagem da série 7 palavras que muitos falam e ou escrevem errado. Segue então mais uma lista com 7 palavras que muitas pessoas erram ao escrevê-las/pronunciá-las.

1) "Cabelereiro" (forma errada). Profissional que corta e arruma cabelos é cabeleireiro. Depois da consoante l, vem o ditongo ei. Se você escrever ou falar "cabelereiro", vai deixar muita gente de cabelo em pé. Haha!

2) Esmagrecer (forma corriqueira). Embora tal palavra não seja incorreta, prefira emagrecer. Outros dois termos também corretos para "tornar(-se) mais magro" são emagrar e emagrentar, apesar do raro uso deles. Acredito, caro internauta, que, agora, o seu vocabulário aumentou uns quilinhos, hein!? (Risos!)

3) "Enxorrada" (forma errada). Torrente de águas de chuva é enxurrada (com u). Falar "enxorrada" vai fazê-lo(a) receber uma enxurrada de correções. Hehe!

4) Emburacado. Na verdade, tal palavra não é errada. O problema é que geralmente ela é aplicada no momento errado (emburacar significa meter[-se] em buraco; e esburacar, abrir buracos). Por exemplo, uma pessoa que, por acidente, caiu em um buraco, se emburacou. Já uma rua cuja chuva forte abriu vários buracos, dizemos que é uma rua esburacada.

5) "Poblema", "pobrema" (ambas as formas erradas). Problema é a forma correta para dificuldade ou questão que exige esforço para ser solucionada. E talvez seja esse o seu problema: pronunciar/falar problema. O que você mais quer é falar sem nenhum tropeço essa palavra, não é mesmo? Vamos lá: fale pro, depois ble e, por último, ma; assim: pro - ble - ma. Conseguiu? Bacana. Nunca mais fale ou escreva "poblema" e "pobrema". Esta última palavra é pobre até no nome (risos!).

6) "Siclano" (forma errada). A pessoa indeterminada que se nomeia em segundo lugar é sicrano (com r); em primeiro lugar, fulano; e em terceiro lugar, beltrano. Apesar de não ser pecado imperdoável falar ou escrever "siclano", evite-o, por amor à Língua Portuguesa!

7) Tóxico. Muita gente escreve corretamente essa palavra, entretanto erra ao pronunciá-la. O x na palavra não tem som de ch, como se a pronúncia correta fosse "tóchico", mas de cs, sendo tócsico a pronúncia exata. Não deixe que seu vocabulário seja intoxicado pelo vício de linguagem, já que tudo que envenena é tóxico (cs).

Valeu, pessoal! Volto a qualquer momento com mais uma postagem dessa série.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ratificar e retificar

Imagem: Public Domain Pictures Duas palavras que normalmente deixam algumas pessoas confusas são ratificar e retificar . Note que um termo se diferencia do outro por apenas uma vogal. Apesar de parecidos, tais vocábulos têm significados distintos, o que veremos a seguir. Ratificar , segundo os léxicos, significa confirmar, validar. Exemplo: O prefeito ratificou o acordo com a câmara municipal. Retificar tem o sentido de tornar reto, alinhar; alterar, corrigir. Exemplos: a) O pedreiro retificou [alinhou] o piso da sala com o da cozinha. b) Alguns artigos e incisos do estatuto da empresa X foram retificados [alterados]. c) Depois de dizer que a comida não estava boa, Maria retificou [corrigiu]: "Estava uma delícia!" Restaurar motor de automóvel é outro significado para o verbo retificar. Espero ter ajudado você a perceber a diferença entre os verbos supramencionados.

'A cruz foi a mais pesada...'

Imagem: Pixabay . INTRODUÇÃO "A cruz foi a mais pesada; por fora só tinha madeira, mas por dentro estavam os meus pecados", diz o refrão da letra de uma composição evangélica muito conhecida, cujo título é A árvore e a cruz , interpretada por inúmeros cantores evangélicos, entre eles Shirley Carvalhaes, que foi a primeira a gravar em 1984 tal canção, de João Chalegre, pela gravadora Rocha Eterna. A música integra o álbum Renúncia . (Não conhece a música e ficou curioso[a] para ouvi-la? Clique aqui .) Antes de analisar parte do supracitado refrão, quero lhe afirmar que essa música possui uma letra rica de poesia. Portanto, não se constitui erro cantá-la. Aliás, eu mesmo gosto muito dessa canção, excetuando o que irei abordar nesse artigo. Vamos lá então? 1 ANÁLISE DA LETRA EM QUESTÃO 1.1 "A cruz foi a mais pesada" Também penso que a cruz que Cristo carregou até o Gólgota foi a mais pesada, pois fora feita sob medida para Barrabás, acusado de tumult...