Pular para o conteúdo principal

Sobre o blog

Servo Pensante é um blog com postagens sobre diversos temas, sob a perspectiva cristã.

Por que Servo Pensante? Porque servir sem pensar não é recomendável, como diz o slogan dessa página virtual. Embora não seja fácil pensar, deve-se admitir. Henry Ford, o gênio que viveu entre os séculos XIX e XX, afirma acertadamente que "Pensar é o trabalho mais pesado que há, e talvez seja essa a razão para tão poucos se dedicarem a isso". Exatamente por não pensar que muita gente tem sido enganada/manipulada pelos líderes enganadores/manipuladores. Estes amam pessoas cabeças-ocas, mas não suportam, de jeito nenhum, os mentes pensantes.

Ser servo, sobretudo de Deus, não significa aceitar o erro e ficar calado e não exercer o senso crítico, quando preciso, tornando-se, dessa forma, refém de um sistema (religioso ou político). Servir é ter liberdade, para se expressar, e argumentos sólidos, para se defender e, se precisar, contra-atacar. Daí Servo Pensante.

Postagens mais visitadas deste blog

Ratificar e retificar

Imagem: Public Domain Pictures Duas palavras que normalmente deixam algumas pessoas confusas são ratificar e retificar . Note que um termo se diferencia do outro por apenas uma vogal. Apesar de parecidos, tais vocábulos têm significados distintos, o que veremos a seguir. Ratificar , segundo os léxicos, significa confirmar, validar. Exemplo: O prefeito ratificou o acordo com a câmara municipal. Retificar tem o sentido de tornar reto, alinhar; alterar, corrigir. Exemplos: a) O pedreiro retificou [alinhou] o piso da sala com o da cozinha. b) Alguns artigos e incisos do estatuto da empresa X foram retificados [alterados]. c) Depois de dizer que a comida não estava boa, Maria retificou [corrigiu]: "Estava uma delícia!" Restaurar motor de automóvel é outro significado para o verbo retificar. Espero ter ajudado você a perceber a diferença entre os verbos supramencionados.

'A cruz foi a mais pesada...'

Imagem: Pixabay . INTRODUÇÃO "A cruz foi a mais pesada; por fora só tinha madeira, mas por dentro estavam os meus pecados", diz o refrão da letra de uma composição evangélica muito conhecida, cujo título é A árvore e a cruz , interpretada por inúmeros cantores evangélicos, entre eles Shirley Carvalhaes, que foi a primeira a gravar em 1984 tal canção, de João Chalegre, pela gravadora Rocha Eterna. A música integra o álbum Renúncia . (Não conhece a música e ficou curioso[a] para ouvi-la? Clique aqui .) Antes de analisar parte do supracitado refrão, quero lhe afirmar que essa música possui uma letra rica de poesia. Portanto, não se constitui erro cantá-la. Aliás, eu mesmo gosto muito dessa canção, excetuando o que irei abordar nesse artigo. Vamos lá então? 1 ANÁLISE DA LETRA EM QUESTÃO 1.1 "A cruz foi a mais pesada" Também penso que a cruz que Cristo carregou até o Gólgota foi a mais pesada, pois fora feita sob medida para Barrabás, acusado de tumult...