Pular para o conteúdo principal

Pacífico e pacificador: qual a diferença?

Imagem: Public Domain Pictures

Estive refletindo sobre o texto bíblico de Mateus 5.9 e cheguei à conclusão de que ser pacificador é muito mais que ser pacífico, embora ambas as expressões derivem do mesmo verbo: pacificar (apaziguar). O versículo bíblico em questão diz: "Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus". Esta é a sétima das nove bem-aventuranças, narradas pelo apóstolo Mateus, que fazem parte do conhecido Sermão do Monte.

Segundo o dicionário, pacífico é aquele que é amigo da paz, que procura a paz. Em outras palavras, é aquela pessoa que busca viver uma vida tranquila consigo mesma e com aqueles que estão ao seu redor (vizinhos, colegas de trabalho/faculdade etc.). Ser pacífico, portanto, é viver tranquilo, mesmo em meio a guerras. Isso é bom, mas não é a melhor opção.

Pacificador, por sua vez, é o que pacifica, apacificador, apaziguador. É aquele que leva paz onde há guerra, serenidade onde há tormento, concórdia onde há discórdia, harmonia onde há desarmonia. O pacificador torna agradável o ambiente desagradável. É a isso que o Mestre se referiu quando disse: "Bem-aventurados os pacificadores". Estes são os que promovem a paz na guerra, diferentes dos pacíficos que vivem em paz, apesar da guerra. Ou seja, os pacíficos procuram a paz; os pacificadores levam a paz.

Tiago, irmão de Jesus e importante figura na Igreja Primitiva, concordando com as palavras do Mestre, afirma, no capítulo 3 e versículos 17 e 18 de sua Carta, que "a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia." E conclui: "Ora, o fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz" (grifos meus). Este último versículo, na Bíblia Nova Versão Internacional, está traduzido assim: "O fruto da justiça semeia-se em paz para os pacificadores."

As pessoas pacíficas são felizes, mas os que promovem a paz (pacificadores) são muito felizes (bem-aventurados). Isso é o que deixa claro a passagem bíblica em análise. Outrossim, todo pacificador é pacífico, já que para levar a paz (aos que estão em guerra) é preciso ter paz (afinal, ninguém oferece o que não tem), mas nem todo pacífico é pacificador. É o que penso, em concordância com a Palavra de Deus!

Comentários