Pular para o conteúdo principal

'A cruz foi a mais pesada...'

Imagem: Pixabay.

INTRODUÇÃO

"A cruz foi a mais pesada; por fora só tinha madeira, mas por dentro estavam os meus pecados", diz o refrão da letra de uma composição evangélica muito conhecida, cujo título é A árvore e a cruz, interpretada por inúmeros cantores evangélicos, entre eles Shirley Carvalhaes, que foi a primeira a gravar em 1984 tal canção, de João Chalegre, pela gravadora Rocha Eterna. A música integra o álbum Renúncia. (Não conhece a música e ficou curioso[a] para ouvi-la? Clique aqui.)

Antes de analisar parte do supracitado refrão, quero lhe afirmar que essa música possui uma letra rica de poesia. Portanto, não se constitui erro cantá-la. Aliás, eu mesmo gosto muito dessa canção, excetuando o que irei abordar nesse artigo.

Vamos lá então?

1 ANÁLISE DA LETRA EM QUESTÃO

1.1 "A cruz foi a mais pesada"

Também penso que a cruz que Cristo carregou até o Gólgota foi a mais pesada, pois fora feita sob medida para Barrabás, acusado de tumulto popular e assassinato (Lc 23.19). Segundo os estudiosos, esse instrumento de tortura (a cruz) era feito de acordo com o tipo físico do criminoso. Provavelmente, Barrabás era alto e robusto. Logo, a cruz era muito pesada para o Mestre que, já fraco de tanto apanhar, foi obrigado a levá-la até o local onde seria crucificado. Embora, por ordem dos soldados, Simão, o Cirineu, o ajudou levar a pesada cruz (Mt 27.31,32; Jo 19.17,18).

1.2 "Por fora só tinha madeira, mas por dentro estavam os meus pecados"

É aqui que mora o problema, porque a Bíblia diz justamente outra coisa. Se não, vejamos o que a Palavra de Deus diz: "Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados." (Is 53.4,5 - grifos meus). Percebe como a Bíblia tem razão? Jesus levou sobre si — isto é, em seu corpo — os nossos pecados. O apóstolo Pedro confirma isso: "Levando ele [Jesus] mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados" (1Pd 2.24 - grifos meus). Observe, então, que os nossos pecados não estavam dentro do madeiro.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Há muitas outras referências bíblicas que provam e comprovam que Cristo levou em seu corpo os pecados de todos os seres humanos de todas as épocas. É só ler com atenção as Escrituras Sagradas, e você confirmará o que escrevo. De modo que a cruz não foi a mais pesada porque os nossos pecados estavam dentro dela. Isso não existe. E, sim, porque tal instrumento de tortura era muito grande, em tamanho e peso, para o Homem Jesus carregar.
_______________________

Nota do editor: É verdade que nos referimos ao corpo espiritual quando dizemos que Cristo carregou em seu corpo os nossos pecados, já que, como Cordeiro Imaculado, Cristo era (e é) totalmente Santo, pois nunca pecou.

Comentários