Pular para o conteúdo principal

O homem do bigode fétido

Imagem: Pixabay

Conta-se que certo homem, quando acordou pela manhã em sua casa, sentiu um odor desagradável. Banhou-se e perfumou-se em seguida, mas o mau cheiro continuou.

Pensando que fosse sua residência que estivesse fedendo, ele saiu para passear na praça, onde encontrou alguns colegas. Conversaram bastante, sorriram muito, porém as narinas daquele homem continuavam a inalar um cheiro estranho.

Passaram-se muitos dias e o homem já sentia-se incomodado com o indesejável odor que o perseguia havia algum tempo. Onde ele ia, o fedor o acompanhava. Foi quando pensou:

— Já sei o que fazer! Vou a um jardim cheio de verdes e flores, onde só esteja eu. Ali, sim, poderei respirar um ar perfumado! Aqui na cidade tudo é muito mal cheiroso.

E lá se foi ele...

Quando chegou ao jardim, viu-se num paraíso. Tudo belo. Tudo florido. Tudo natural.

— Vou respirar o aroma mais agradável, mais perfumado e mais natural, como nunca respirei em toda a minha vida! — disse ele para si mesmo.

Quando inspirou profundamente, sentiu um forte fedor, para a sua insatisfação, e, irritado, voltou para casa e passou, desde daquele dia, a investigar a si mesmo, a fim de detectar o mau cheiro que o perturbava. Foi quando ele descobriu que o motivo do odor desagradável que tanto respirava era uma sujeirinha fecal que estava grudada em seu enorme bigode havia tempos.

Moral da história

Antes de dizer que é o outro que está fedendo, veja se o fedor não está em você. Em outras palavras, não diga que o outro é o problema, quando, na verdade, você é o problema. Quanto a isso, a Bíblia concorda. Veja o que disse Cristo, em relação a esse tipo de gente: "Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão" (Mt 7.5).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ratificar e retificar

Imagem: Public Domain Pictures Duas palavras que normalmente deixam algumas pessoas confusas são ratificar e retificar . Note que um termo se diferencia do outro por apenas uma vogal. Apesar de parecidos, tais vocábulos têm significados distintos, o que veremos a seguir. Ratificar , segundo os léxicos, significa confirmar, validar. Exemplo: O prefeito ratificou o acordo com a câmara municipal. Retificar tem o sentido de tornar reto, alinhar; alterar, corrigir. Exemplos: a) O pedreiro retificou [alinhou] o piso da sala com o da cozinha. b) Alguns artigos e incisos do estatuto da empresa X foram retificados [alterados]. c) Depois de dizer que a comida não estava boa, Maria retificou [corrigiu]: "Estava uma delícia!" Restaurar motor de automóvel é outro significado para o verbo retificar. Espero ter ajudado você a perceber a diferença entre os verbos supramencionados.

'A cruz foi a mais pesada...'

Imagem: Pixabay . INTRODUÇÃO "A cruz foi a mais pesada; por fora só tinha madeira, mas por dentro estavam os meus pecados", diz o refrão da letra de uma composição evangélica muito conhecida, cujo título é A árvore e a cruz , interpretada por inúmeros cantores evangélicos, entre eles Shirley Carvalhaes, que foi a primeira a gravar em 1984 tal canção, de João Chalegre, pela gravadora Rocha Eterna. A música integra o álbum Renúncia . (Não conhece a música e ficou curioso[a] para ouvi-la? Clique aqui .) Antes de analisar parte do supracitado refrão, quero lhe afirmar que essa música possui uma letra rica de poesia. Portanto, não se constitui erro cantá-la. Aliás, eu mesmo gosto muito dessa canção, excetuando o que irei abordar nesse artigo. Vamos lá então? 1 ANÁLISE DA LETRA EM QUESTÃO 1.1 "A cruz foi a mais pesada" Também penso que a cruz que Cristo carregou até o Gólgota foi a mais pesada, pois fora feita sob medida para Barrabás, acusado de tumult...