Pular para o conteúdo principal

'Omitir' é o mesmo que 'mentir'?

Imagem: www.publicdomainpictures.net
(adaptada por Servo Pensante)

INTRODUÇÃO

Neste artigo tratarei de analisar duas expressões que muitos usam intercambiavelmente, embora elas, na verdade, sejam distintas. Refiro-me aos verbos omitir e mentir. Para que você entenda melhor, vejamos, de início, o significado de cada palavra.

Omitir, de acordo com o dicionário Michaelis, é 1) deixar de fazer ou dizer alguma coisa; 2) não mencionar; e 3) negligenciar, descuidar-se de fazer.

Mentir, por sua vez, é 1) dizer mentiras, negar o que se sabe ser verdade, proferir como verdadeiro o que é falso; 2) induzir a erro, ser causa de engano; e 3) enganar, iludir.

1 OMITIR

Diante do exposto, omitir é pecado? Depende. Omitir, no sentido de não prestar ajuda, quando a pessoa pode ajudar, de um ou outro modo, é pecado. Veja o que disse Tiago, irmão de Jesus, na sua carta: "Aquele, pois, que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado" (Tg 4.17). Na Bíblia Viva, o mesmo versículo está assim: "Lembre-se também de que saber o que deve ser feito e não fazer é pecado." A omissão, no sentido de negligenciar, está clara no versículo bíblico citado.

Entretanto, omitir, no sentido de deixar de dizer algo, ou não mencionar, não é pecado. Neste sentido, há ao menos um exemplo na Bíblia onde o próprio Deus orientou um de Seus servos a omitir. Vejamos: "Então disse o SENHOR a Samuel: Até quando terás dó de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite, e vem, enviar-te-ei a Jessé o belemita; porque dentre os seus filhos me tenho provido de um rei. Porém disse Samuel: Como irei eu? pois, ouvindo-o Saul, me matará. Então disse o SENHOR: Toma uma bezerra das vacas em tuas mãos, e dize: Vim para sacrificar ao SENHOR. E convidarás a Jessé ao sacrifício; e eu te farei saber o que hás de fazer, e ungir-me-ás a quem eu te disser" (1Sm 17.1-3).

Como narrado no texto bíblico, Deus havia rejeitado Saul como rei sobre Israel, devido ele (Saul) não ter destruído os amalequitas totalmente, como o Senhor o ordenara. Insatisfeito com Saul, Deus envia Samuel à casa de Jessé, em Belém, para que unja rei sobre Israel um dos filhos de Jessé. Porém, Samuel fica com medo de Saul. Aí que entra a omissão. Deus dá o escape para o profeta Samuel, já que este estava receoso de que Saul soubesse da unção de um dos filhos de Jessé.

O que Deus fala para Samuel? Já vimos: "Toma uma bezerra das vacas em tuas mãos, e dize: Vim sacrificar ao Senhor [...]." Mas Samuel não foi ungir um dos filhos de Jessé como futuro rei de Israel? Sim. No entanto, para que não aumentasse o furor do rei Saul, que haveria de perder o trono, Deus incentivou Samuel a omitir, mas dizer a verdade. Até porque houve, de fato, o sacrifício. Para este acontecer, inclusive, eles se santificaram: "E disse ele: É de paz, vim sacrificar ao SENHOR; santificai-vos, e vinde comigo ao sacrifício. E santificou ele a Jessé e a seus filhos, e os convidou ao sacrifício" (1Sm 17.5).

Caso Saul perguntasse a Samuel: "O que você irá fazer na casa de Jessé?", Samuel agora teria a resposta certeira: "Vou sacrificar ao Senhor!". É verdade também, como assevera a Palavra de Deus, que todos só se assentaram à mesa depois que chegou o futuro rei de Israel, ou seja, Davi, o qual foi ungido naquele mesmo dia.

2 MENTIRA

Já a mentira é pecado, sob qualquer modo. Aliás, não existe mentirinha, mentira de brincadeira, mentira para (se) defender etc. Se for para defender alguém ou até a si mesmo, omita, mas não minta. Sobre a mentira, dizem as Escrituras Sagradas: "Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira" (Jo 8.44). Não existe mentira benéfica. Toda mentira é maléfica. Quer dizer, o pai da mentira é o Diabo, e mentir é fazer a vontade dele.

Apesar de a Bíblia ter uma vasta lista de versículos que afirmam ser a mentira pecado, os poucos abordados neste sucinto artigo são o suficiente para entendermos que a mentira não agrada a Deus. Não minta, nem por brincadeira. E, em caso de dúvida, lembre-se de Sansão, que, enquanto guardava em segredo (omitia) a maior bênção que possuía — sua força sobrenatural —, ele vencia tudo e todos. Tão logo começou brincar de mentir (seduzido por Dalila), veio a queda. (Leia com atenção Juízes 16.4-21.)

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Omita, se for preciso, mas jamais minta. Quanto à mentira, disse Paulo: "Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos" (Cl 3.9).

Comentários