Pular para o conteúdo principal

Cantar com o entendimento

Imagem: www.pixabay.com

O cristão deve fazer jus ao que canta: cantar o que vive e viver o que canta. Ou seja, deve cantar com a consciência: "cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento" (1Co 14.15b).

Há crentes que cantam "Abro mão dos meus sonhos/ Abro mão dos meus planos/ Abro mão da minha vida por Ti/ Abro mão dos prazeres e das minhas vontades/ Abro mão das riquezas por Ti (...)", entretanto não estão dispostos a abrir mão dos seus variados desejos para o Senhor, o que denota hipocrisia. Embora deva se enfatizar que, se o cristão estiver disposto a abrir mão do que for, por amor a Deus, não há problema nenhum em adorar a Deus com a letra dessa bela canção.

Outro exemplo é quando se canta o hino: "Eu quero ser, Senhor amado,/ Como vaso nas mãos do Oleiro./ Quebra a minha vida e a faça de novo./ Eu quero ser, eu quero ser um vaso novo!".

Ser um vaso novo nas mãos do Oleiro (Jesus) é coisa que todo crente deseja. Porém, ser quebrado (provado), para ser refeito (aprovado), nem todos querem. Então, cantar esse antigo e bonito hino, sem prestar atenção na mensagem, é, no mínimo, displicência por parte de quem canta.

Em suma: viva o que você canta e cante o que você vive. Nada de cantar uma coisa e viver outra completamente diferente. Cante com o espírito, mas cante também (e principalmente) com o entendimento.

Comentários