Pular para o conteúdo principal

Como identificar uma seita em 6 pontos

Imagem: Pixabay.

INTRODUÇÃO

Para identificar uma seita falsa é só prestar atenção no que ela prega, pois, como é de praxe, a tal se fundamenta nas heresias que seus líderes e/ou expoentes inventaram. Entretanto, há seis pontos, nos quais toda seita se encaixa, e é necessário você conhecê-los.

1 COMO IDENTIFICAR UMA SEITA EM 6 PONTOS

1.1 Não têm Jesus como o centro das atenções

As seitas não dão o valor merecido à Pessoa de Cristo, pois consideram-No apenas um profeta; às vezes, um deus menor que o Deus Pai; ou simplesmente um guru. Geralmente os fundadores das seitas recebem dos seus adeptos mais prestígio que Jesus, o Qual fica em segundo plano.

1.2 Possuem outros livros que julgam ter o mesmo nível de inspiração que a Bíblia

Elas creem nas Escrituras Sagradas de forma parcial e não total. Consideram os seus escritos (livros, revistas, bíblias falsificadas etc.) iguais ou superiores à Bíblia, em nível de inspiração. Por exemplo, o Adventismo defende "com unhas e dentes" todas as obras (escritos) da profetisa Ellen White, mulher venerada nessa seita. Já o Islamismo, embora tido como religião e não seita, se apega ao Alcorão; enquanto o Mormonismo e o Jeovismo têm suas traduções adulteradas da Bíblia, além de outros escritos.

1.3 São exclusivistas

Os adeptos de qualquer seita aprendem com os seus líderes que só a igreja deles é a certa; é a que Deus escolheu; e só ela vai para o céu. Com isso, tais sectários condenam as demais igrejas (diga-se de passagem, as evangélicas) ao inferno. Não importa se tal seita foi fundada há 1000, 500, 100, 50 ou 2 anos: é a única igreja certa. Haja arrogância!

Antes de prosseguir, um aviso importante: afaste-se de qualquer igreja "evangélica" que, como as seitas, se acha a detentora da Verdade, ao defender um "doutrina" rigorosa, que impõe sobre os seus membros fardos pesados demais, ensinando doutrinas de homens. Isso é farisaísmo!

1.4 Interpretam mal a Bíblia

Os sectários heréticos geralmente se valem de passagens bíblicas isoladas para apoiarem suas ideias e fundamentarem suas doutrinas, o que resulta numa equivocada interpretação das Sagradas Escrituras. Por exemplo, as testemunhas-de-jeová aplicam a si mesmas Isaías 43.10 que diz: "Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor...", quando, na verdade, o texto se refere ao povo de Israel. Basta ler o contexto. As seitas, na sua totalidade, sentem prazer em forçar a interpretação bíblica, desprezando as regras da Hermenêutica, e, assim, fazem o texto dizer o que ele não diz.

1.5 Ensinam o ser humano desenvolver a própria salvação

Para nós evangélicos, o ser humano só encontra Salvação em Jesus (At 4.12), o único Caminho (Jo14.6). Já as seitas falsas ensinam que a pessoa é salva mediante esforço próprio, o que contradiz a Palavra de Deus. O Mormonismo, por exemplo, ensina que, ao se tornar mórmon, a pessoa progride até poder ser um deus e possuir muitos filhos espirituais. Para que isso aconteça, basta praticar obras de caridade e aceitar o Evangelho de Joseph Smith. De igual modo, as demais seitas, bem como as falsas religiões, apregoam que o ser humano deve desenvolver a sua própria salvação. Isso anula o Sacrifício de Cristo na cruz do Calvário e faz com que as pessoas não se reconheçam como pecadores carentes do único e suficiente Salvador. Mas a Bíblia diz justamente o contrário (Rm 3.23; 6.23).

1.6 Gostam de "pescar no aquário alheio"

Em outras palavras, os adeptos sectários são bem treinados para fazer desviar da fé os que se convertem ao Verdadeiro Evangelho. Aliás, desviar as pessoas de Jesus e de Seu Evangelho sempre foi, e continua sendo, a maior tarefa de Satanás. Este usa seus servos, por meio das seitas, para que fiquem atentos aos neófitos na fé (novos convertidos) de igrejas evangélicas. São os "detetives do mal" que visam desencaminhar da Verdade o novo cristão ávido por aprender a Palavra de Deus. Isso é "pescar em aquário alheio".

Todas as seitas praticam esse proselitismo. Entretanto, a Congregação Cristã no Brasil, por exemplo, com todo respeito aos seus adeptos, por não saírem às ruas para evangelizar, é uma das que mais gostam de "pescar no aquário dos outros". Os adeptos dessa igreja também não possuem argumentos suficientes para se defenderem, pelo fato de a mesma proibi-los de cursar Teologia, a fim de conhecerem melhor a Palavra de Deus. E é disso que o Inimigo gosta!

Devo reconhecer que, infelizmente, há também no meio evangélico igrejas que incentivadas por seus líderes, intencionalmente ou não, usam desse subterfúgio ("pescar em aquário"). Assim, mediante proselitismo, tais líderes têm seus templos lotados.

Certo dia, fui a uma igreja dessas proselitistas (até que fui bem recepcionado). Mas algo me chamou a atenção, quando uma obreira apresentou os irmãos de outras denominações que estavam presentes naquele conclave. Ela deu um bem-vindo bem forte, com as seguintes palavras: "Sejam bem-vindos em Nome de Jesus! Voltem sempre e, se gostarem, fiquem com a gente!" Naquele culto havia, como eu disse, irmãos de várias outras igrejas evangélicas com seus respectivos dirigentes (pastores/líderes), o que me levou a entender que a saudação supracitada não passou de uma isca oferecida aos peixes (irmãos) de outros aquários (denominações). A Missão da Igreja é  ir por todo o mundo pregando o Evangelho (Mc 16.15), não sair por aí "pescando em aquários alheios". Estejamos alertas!

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A falta de conhecimento é um mal que destrói pessoas. Saltemos, portanto, do capítulo 4 para o capítulo 6 do livro do profeta Oseias. Deixemos de ser destruídos pela falta de conhecimento (Os 4.6) e voltemos ao conhecimento do Senhor (6.3), a fim de refutarmos os ensinamentos heréticos e combatermos as seitas. E, para fecharmos bem esse curto e simples, embora objetivo, artigo, cito aqui a inspirada advertência petrina:

Portanto, amados, sabendo disso, guardem-se para que não sejam levados pelo erro dos que não têm princípios morais, nem percam a sua firmeza e caiam.
Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amém. (2Pd 3.17,18 - NVI.)

Bem, se você não sabia como identificar uma seita, agora sabe, não é mesmo? Que Deus o abençoe, em nome de Jesus!

(Clique aqui para ler Como identificar uma heresia em 4 pontos, caso você ainda não leu.)

Comentários