Pular para o conteúdo principal

Levantar cedo

Imagem: Pixabay

Joãozinho, um menino de oito anos, todos os dias, às seis da manhã, era despertado por seu pai.
 
— Acorda, Joãozinho, e vá comprar dez pães, para tomarmos café! — dizia o pai de Joãozinho, sempre que saía para o trabalho.

— Ah, pai! Logo agora!? — reclamava Joãozinho.
 
— Deus ajuda quem cedo madruga... Levanta logo! — incentivava o pai.

Com os olhos apertados de sono, e sem disposição, Joãozinho se levantava, escovava os dentes, lavava o rosto e atendia o pedido do pai: ir à venda comprar os pães. Rotina de todas as manhãs.
 
Certo dia, ao repetir a cena, Joãozinho vai comprar pães, ainda de manhãzinha, quando, ao voltar da mercearia, vê, próximo à guia da calçada, uma nota de cinquenta reais. Alegre da vida, pega o dinheiro e segue o caminho para casa.
 
Ao ver o entusiasmo do filho que acabava de chegar, coisa que nunca tinha acontecido, o pai pergunta:
 
— Que felicidade é essa, filho?
 
Mostrando a cédula na mão, ele diz:
 
— Hoje eu achei cinquenta reais, quando voltava para casa.
 
— Viu só? Deus ajuda quem levanta cedo — disse o pai.
 
O filho mostra ter um bom coração:
 
— É, papai... Mais cedo levantou quem perdeu os cinquenta reais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pacífico e pacificador: qual a diferença?

Imagem:   Public Domain Pictures Estive refletindo sobre o texto bíblico de Mateus 5.9 e cheguei à conclusão de que ser pacificador é muito mais que ser pacífico, embora ambas as expressões derivem do mesmo verbo: pacificar (apaziguar). O versículo bíblico em questão diz: "Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus". Esta é a sétima das nove bem-aventuranças, narradas pelo apóstolo Mateus, que fazem parte do conhecido Sermão do Monte. Segundo o dicionário, pacífico é aquele que é amigo da paz, que procura a paz. Em outras palavras, é aquela pessoa que busca viver uma vida tranquila consigo mesma e com aqueles que estão ao seu redor (vizinhos, colegas de trabalho/faculdade etc.). Ser pacífico, portanto, é viver tranquilo, mesmo em meio a guerras. Isso é bom, mas não é a melhor opção. Pacificador , por sua vez, é o que pacifica, apacificador, apaziguador. É aquele que leva paz onde há guerra, serenidade onde há tormento, concórdia onde há di...