Pular para o conteúdo principal

Como identificar uma heresia em 4 pontos

Imagem: site Heresia Tô Fora.


INTRODUÇÃO

Antes de identificar uma heresia, é importante saber a sua definição. Heresia, que vem do grego háiresis, significa partido. Este, por sua vez, é formado por um grupo de pessoas que têm as mesmas ideias e seguem o mesmo sistema (ou doutrina), político ou religioso. Daí surge o termo seita. (Referências bíblicas: Atos 5.17; 15.5; 24.5 etc.) Heresia também tem o sentido de divisão (1Co 11.9; Gl 5.20). Porém, para o cristão, ela é todo ensino que, além de se opor às verdades invencíveis das Escrituras Sagradas, visa destruir a Igreja do Senhor, por meio de seus propagadores (2Pd 2.1).

Fazendo jus ao título deste artigo, identificar uma heresia é algo fácil para o servo de Deus que pratica o estudo sistemático da Bíblia, em oração e meditação, fazendo bom uso dela (2Tm 2.15), a Espada do verdadeiro cristão (Ef 6.17; Hb 4.12). Quanto aos crentes que não se preocupam em se dedicar ao estudo bíblico (e isso, às vezes, por falta de incentivo de seus líderes), lamento serem eles vulneráveis a qualquer vento de doutrina estranha (Ef 4.4; Hb 13.9).

Minha pretensão, neste artigo, é que você, caro internauta, seja um amante do Livro Sacro: a Bíblia. Só assim poderá refutar qualquer ideia, opinião ou doutrina contrária às Sagradas Escrituras. Por falar nisso, que tal aprendermos como identificar uma heresia em quatro principais pontos? Então avancemos...

1 COMO IDENTIFICAR UMA HERESIA EM 4 PONTOS

Heresia é tudo aquilo que:

1.1 Entra em discordância com a Bíblia

De acordo às regras da Hermenêutica, deve se interpretar um texto, levando em conta o seu contexto, para que se encontre o seu real significado. Uma só passagem interpretada tem de manter harmonia (concordância) com o restante da Bíblia. Doutro modo, não é uma interpretação confiável. Teologicamente, há três argumentos relacionados às Escrituras. São eles: Bíblico, Extrabíblico e Antibíblico.

(a) Bíblico: É o argumento extraído, em sua totalidade, da Bíblia e que respeita as normas corretas e lógicas de uma interpretação saudável. Jesus sempre fez uso desse tipo de argumento (Mt 4.4,7,10; Lc 4.17-19), que independe de argumentos secundários. A Bíblia foi escrita para o nosso ensino (Rm 15.4).

(b) Extrabíblico: É aquele tipo de argumento que, embora não seja bíblico, não entra em contradição com a Doutrina das Escrituras Sagradas. A famosa obra História dos Hebreus, de Flávio Josefo, entre outras, é um exemplo desse tipo de argumento. Não é errado os pregadores usá-lo em suas ministrações; no entanto, devem saber como usá-lo, por mais que ele corrobore com a Palavra de Deus. Esta, aliás, é inspirada por Deus (2Tm 3.16) e pode iluminar o cristão (SL 119.105).

(c) Antibíblico: É o tipo de argumento que objetiva deturpar os ensinamentos bíblicos. Na verdade, o propósito do Diabo é desviar os crentes da Verdade, fazendo com que se apostatem da fé (1Tm 4.1,2). Esse tipo de argumento (que fere, torce, subtrai, adiciona e ou confronta a Doutrina Bíblica) é mau e diabólico. Não se esqueça de que o Inimigo aplicou um texto bíblico, desprovido de seu contexto, quando tentava a Jesus no deserto (Mt 4.6). Qualquer estudante das Escrituras que, ao interpretar uma passagem, visa introduzir nela o que ele pensa, estará forçando o texto a dizer o que realmente não diz. Ao interpretar um texto bíblico, você deve exprimir do mesmo a ideia/pensamento que o autor do referido texto quis transmitir. Ao invés de eu introduzir no texto a minha intenção, devo extrair do tal texto a intenção do autor.

1.2 Aprecia só um lado da Doutrina

Por exemplo, quando se valoriza a Divindade de Jesus e se despreza a Sua Humanidade, e vice-versa; quando se enfatiza a Unidade de Deus, negando as Três Pessoas da Santíssima Trindade ou confundindo-nas; quando se prioriza mais a parte material do homem (o corpo) e menospreza a parte espiritual (alma e espírito), e vice-versa; etc. Como se vê, todo sectário se vale dessa característica, ao selecionar uma doutrina, para enganar os incautos.

1.3 Contradição com os fatos

Histórias e doutrinas baseadas em fatos que não fornecem base para tal; ou incredulidade para com os ensinamentos baseados em fatos (bíblicos ou com raízes bíblicas). Infelizmente, muitos bons cristãos têm sido enganados por coisas desse tipo.

1.4 Incoerência lógica

Nada impede que o bom senso e a razão sejam usados em matéria de religião. Mas a maioria das heresias não resiste a um confronto lógico com a História, Ciência, Bíblia e/ou com a religião propriamente dita. A Palavra de Deus prevê o surgimento e a evolução das heresias como um sinal do fim dos tempos.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

O deus deste século — Satanás — tem cegado o entendimento dos incrédulos (2Co 4.3,4), impedindo-os de conhecer o Evangelho Transformador. E mais: o Inimigo usa seus adeptos, que se passam por servos de Cristo, e, com isso, consegue enganar muitos crentes (Mt 7.15; 24.11,24; 2Co 11.13-15).

O verdadeiro cristão está firme em Jesus e na Sua Palavra (Mt 7.24,25), "batalhando pela fé que uma vez foi dada aos santos" (Jd 6), a exemplo dos crentes bereanos (At 17.11). Ele sabe que não se deve ir além do que está escrito (1Co 4.6), porque quem acrescentar alguma coisa ao Livro Sacro, ou tirar quaisquer palavras do Mesmo, incorrerá nos castigos Nele previstos (Ap 22.18,19).

Não durma no ponto. A palavra de ordem é vigiai (Mc 13.37).

(Que tal agora você ler Como identificar uma seita em 6 pontos?)

Comentários